24 julho, 2007

Desafio II

Respondendo ao desafio lançado pela amiga “rendadebilros” do blog “Que conversa”, deparei-me com uma dificuldade. O livro não tem página 161. Escolhi por isso uma passagem desse mesmo livro que me parece importante e que defende ideias idênticas aquelas que tanto por aqui tenho falado. Quanto à possibilidade de nomeação de mais uns blogs para responder ao desafio, deixo para mais tarde.


"Este final de século, a dinâmica dominante é a mundialização da economia. Esta baseia-se na ideologia do “pensamento único”, o qual decretou que, daqui em diante, só é possível uma única politica económica; alem disso, somente os critérios de mercado e do neoliberalismo (competitividade, produtividade, livre comércio, rentabilidade, etc.) permitem a uma sociedade sobreviver num planeta que se tornou selva de concorrência. Neste núcleo resistente da ideologia contemporânea vêm implantar-se novas mitologias que tentam fazer aceitar aos cidadãos o novo estado do mundo.
A mercantilização generalizada de palavras e das coisas dos corpos e dos espíritos, da natureza e da cultura, que é a característica central da nossa época, coloca a violência no cerne do novo dispositivo ideológico. Este, mais do que nunca, repousa no poder dos meios de comunicação de massas em plena expansão por causa da explosão das novas tecnologias. Ao espectáculo da violência e aos seus efeitos miméticos, acrescentam-se, de maneira bastante insidiosa, um número cada vez maior de novas formas de censura e intimidação que mutilam a razão e obliteram o espírito."

RAMONET, Ignacio, Geopolítica do caos, Editora Vozes 2ª Edição 1998, Editions Galillé 1997

2 comentários:

tb disse...

Desperta o interesse por conhecer melhor a obra... :)
jinho

Anónimo disse...

Ramonet aqui:

http://www.esnips.com/_t_/ramonet

uGH